segunda-feira, 20 de abril de 2009

Rã-Verde (Rana perezi)



Um dos meus objectivos é observar e fotografar todas as espécies de anfíbios portuguesas. Nesse espírito fiz uma saída de campo à Reserva Ornitológica do Mindelo, local priveligiado para a observação de anfíbios no norte do país. Enfim, na reserva não tive muita sorte. Por um lado porque era de dia, o que restringia a possibilidade de conseguir observar muitas espécies. Por outro lado os charcos dunares temporários encontravam-se secos. Todos secos menos um. Esse único charco presente possuía uma grande abundância de larvas mas nenhum anfíbio adulto. Enfim, pude capturar inúmeras larvas mas as fotografias realmente não ficaram grande coisa. Também não consegui perceber onde é que estava o espiráculo das larvas, ou seja, não consegui identificar a que espécie pertenciam. A única coisa que posso afiançar é que não eram todos da mesma espécie. Provavelmente também nenhum era larva da espécie Rana perezi pois não se encontrava presente qualquer adulto da espécie e como todos sabemos esta espécie é diurna. Mas enfim, um pouco desiludido resignei-me à minha sorte e fui embora, resolvendo dar um saltinho a Vila do Conde. Em Vila do Conde procurei uma ponte sob a qual sabia que existia uma zona de charco practicamente contígua ao rio. Fui então até lá e....bingo! Encontrei muitas e inúmeras rãs-verdes que capturei e fotografei com sucesso. É uma espécie muito comum, eu sei, mas sendo de dia era a única espécie que estava realmente com esperança de encontrar. Alêm disso eu já tinha fotografias de 3 espécies de anuros(anfíbios sem cauda) mas nenhuma delas era de Rana perezi. Sendo uma espécie muito comum eu precisava e desejava estas fotografias. Vim então partilhar convosco o meu sucesso fotográfico e a minha história com estas rãs-verdes. As fotografias foram tiradas sob a ponte do Zameiro, Macieirinha, Vila do Conde.

3 comentários:

Anónimo disse...

onde tiraste essas fotos? estão porreiras

Option disse...

Vi este video e Lembrei-me de ti!

http://revolucionaria.wordpress.com/2009/10/24/portugal-natural/

Lemuel Silva disse...

Esta rã-verde (Rana perezi) fotografei-a sob a ponte do Zameiro, Macieirinha, Vila do Conde. Obrigado pelos comments, realmente quando vi as fotos foi compensador :)